Santa Maria – Sal – Cabo Verde
A Concepsys desenvolveu um plano de ordenamento de praia para a obtenção de uma autorização para a exploração do areal frente aos hotéis Belorizonte e Novorizonte, na ilha do Sal, em Cabo Verde.
Esta área, integrada na extensão de areal da Praia de Santa Maria, de beleza natural relevante, processa a transição e ligação entre a zona edificada e a linha de mar, revestindo-se da maior importância para todos os seus utilizadores.
Objetivos do plano de ordenamento de praia:
- Preservação da área de areal do ponto de vista da sua limpeza e defesa do ambiente associado enquanto espaço natural;
- Dotação de meios e condições para a prática harmoniosa das várias actividades que este meio proporciona;
- Eliminação faseada de construções de carácter semi-definitivo e da presença de materiais não recicláveis ou ambientalmente desaconselhados;
- Introdução de elementos de carácter temporário e amovível;
- Organização de frente de mar, dotada de zonas específicas com mobiliário e equipamento à criação de sombreamentos individuais e contenção pontual do vento predominante;
- Criação de zonas para utilização do público, nomeadamente para colocação de chapéus de sol e de toalhas;
- Definição de zonas de apoio às actividades de lazer e desportivas.
Aos percursos longitudinais existentes, que se desenvolvem paralelamente ao mar, introduzem-se dois eixos transversais, acedendo cada um a um hotel, criando acessos facilitados à praia.
Deste modo os percursos serão marcados de modo a promoverem o acesso dos utilizadores da praia aos vários espaços destinados ao lazer, exposição solar, banhos, etc.
A marcação destes percursos será realizada mediante a introdução de “deck” em madeira, sinalização de direcções por meio de aposição de equipamentos, ou a limitação de percursos com elementos apropriados como postes ligados por cabos, bandeiras de marcação, sinalização direccional e informativa.