Av. Almirante Gago Coutinho – Lisboa
O presente projeto diz respeito ao licenciamento de uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) a edificar na Av. Almirante Gago Coutinho em Lisboa.
Trata-se de um projeto de alteração e ampliação de um edifício construído nos anos 40, que ao longo do tempo veio a sofrer várias modificações. Marcado por profundas alterações a nível interior e exterior, quer das fachadas quer da própria volumetria, do edifício inicial já pouco ou nada resta.
A intervenção proposta estende-se ao exterior, nomeadamente às fachadas e cobertura, conferindo-lhe uma volumetria mais adequada ao tipo edifício que se pretende edificar.
Desta forma, propõe-se a demolição total do corpo de dois pisos, adjacente ao edifício original, a poente e a demolição do 1º piso do volume norte. Assim, o edifício adquirirá volumetria aproximada à que possuía na sua génese. Este aspeto é igualmente reforçado com a edificação de um corpo de piso térreo, a poente, muito transparente e em grande relação com o jardim.
Deste modo, a ampliação é realizada de forma mais densa no fundo do lote, onde se desenvolve um edifício de dois pisos, em L. A sua implantação é realizada de modo a que as janelas dos quartos se orientem para os espaços verdes do interior do próprio lote.
Os espaços exteriores serão objeto de uma intervenção paisagística, de modo a estabelecer uma continuidade com o próprio parque envolvente. No interior do lote o espaço verde será predominante e constituirá uma mais-valia do ponto de vista da qualidade de vida dos utentes do Lar.
A estrutura residencial para pessoas idosas com cerca de 1500 m2 terá uma capacidade para 52 idosos, distribuídos por 17 quartos duplos e 18 individuais.