Adjudicado projecto de Requalificação do Palacete da Família Borralho

A Concepsys foi o gabinete seleccionado para desenvolver o projecto de requalificação do Palacete da Família Borralho, localizado no Concelho de Cuba, no Alentejo. Este projeto que será desenvolvido no âmbito de uma candidatura ao PRODER, pressupõe a conversão do atual edifício de família e suas edificações anexas numa casa-museu.

O Palacete Borralho é um edifício a todos os títulos excepcional no contexto da malha urbana em que se insere. Entre outros aspectos, destaca-se pela sua volumetria, escala e linguagem arquitectónica, constituindo um testemunho físico da mente aberta e progressista de quem o mandou erigir.

A história de José Joaquim Palma Borralho funde-se com a do próprio concelho de Cuba. Um empreendedor, que em muito contribuiu para o progresso, subsistência e bem-estar das gentes da sua terra natal. Ao longo da sua vida, foi responsável por tornar Cuba uma das primeiras vilas do Alentejo a dispor de iluminação eléctrica. Exerceu as funções de presidente de Câmara e de provedor da Santa Casa da Misericórdia local, sendo responsável pelo desenvolvimento e suporte da sua comunidade de variadas maneiras e em diversas frentes.

Share on facebook
Share on linkedin