NICE KRIOLA BOUTIQUE HOTEL

Praia – Santiago – Cabo Verde

Trata-se do projeto de um Hotel com uma capacidade de 80 unidades de alojamento a edificar na cidade da Praia, na Ilha de Santiago, em Cabo Verde. Localizada na área de Quebra Canela, o hotel conta com uma implantação privilegiada, em estreita relação e vista para o mar.

Tendo como condicionantes prévias, uma topografia bastante complexa, uma área de implantação com uma forma “difícil” e a necessidade de relacionamento entre realidades distintas, desenvolve-se um conceito  que se baseia na criação de  uma imagem à escala urbana, que integra e salienta a presença da Praça Cruz di Papa.

A estrutura hoteleira desenvolve-se ao longo de 7 pisos, 5 dos quais acima do solo e dois pisos enterrados. As unidades de alojamento são todas dotadas de varandas e localizam-se na área mais profunda do lote, afastando-se o mais possível da via pública.

A entrada principal do hotel processa-se à cota da Avenida Jorge Barbosa, dotada de ponto para tomada e largada de passageiros. É também neste nível que se processam os acessos privilegiados à área lúdica exterior, (um piso acima) e a variados espaços interiores, nomeadamente, a uma área comercial que contacta diretamente com a rua, espaços de conferência, reunião e negócios e diversos serviços do hotel.

Na cobertura da entrada principal do hotel (piso 1), localizam-se várias unidades de alojamento, em que generosos espaços exteriores compensam uma vista para o mar a cota inferior. Em cota ligeiramente superior, sobre a área de receção e conferindo duplo pé-direito à entrada, localiza-se a área jardinada exterior dotada de solário, bar e piscina com vista para o mar.

Na cota mais alta, complanar com a Praça Cruz di Papa, dotados de uma das melhores vistas da cidade e distribuídos em dois níveis, com forte relação espacial e visual, localizam-se o restaurante panorâmico do hotel e um espaço lúdico, de bar/discoteca/espaço cultural, subordinado à divulgação e promoção da música e cultura cabo-verdianas.

Nos pisos abaixo do solo localizam-se o estacionamento, os serviços técnicos e de suporte aos serviços do hotel e as infraestruturas de apoio ao seu funcionamento.

Reconhecendo-se a utilidade da atual escada pública que liga a cota inferior da avenida Jorge Barbosa à cota superior da Praça Cruz di Papa, manter-se-á este elemento. Contudo, esta será integrada na imagem geral conferida ao local e será reconfigurada de modo a que dê acesso direto à praça.