Creche / Jardim de infância / CATL

Arcena – Vila Franca de Xira

A Concepsys desenvolveu um projeto para uma creche, jardim de infância e CATL num edifício com cerca de 3000 m2, distribuídos em 2 pisos e seis alas, para o concelho de Vila Franca de Xira.

Este projeto resultou da resposta a um programa definido pelo PROQUAL, com algumas  adaptações programáticas impostas pelo promotor. O programa foi também adaptado às condições reais do lote proposto, no sentido de uma otimização da sua organização espacial e formal.

Com fortes condicionantes do ponto de vista das cotas de implantação, o projeto localiza-se no corredor aéreo de proteção ao aeroporto da Portela. Deste modo, integra-se num jardim da cota térrea para baixo, estabelecendo a sua entrada na cota superior do edifício.

Este alberga diferentes valências ligadas à juventude e infância, nomeadamente, creche com berçário, jardim de infância e CATL. A sua polivalência e variedade de funções obrigou ao cumprimento simultâneo de diferentes normativas, com maior expressão das relacionadas com os estabelecimentos de ensino e da área da ação social.

Assim, o edifício organiza-se de forma clara dividindo-se em três núcleos diferenciados, no primeiro piso. Entrada centralizada englobando os serviços administrativos, os acessos verticais e a zona de recepção/atendimento. De um lado do corpo central a zona da creche e jardim de infância e do outro as salas de atividades do CATL e as suas salas de formação específica.

A nível dos espaços exteriores houve também a preocupação em criar-se recreios distintos de acordo com as idades das crianças.

Deste modo, a distribuição idealizada para o edifício resulta numa clareza funcional e formal, garantindo-se a centralização de todos os espaços proporcionando algum controlo sobre uma estrutura de grande dimensão.

A obra, que representa um investimento de 1.867.227,07, foi construída ao abrigo do programa PROQUAL e inaugurada em 16 de dezembro de 2006 pela Sra. Presidente da Câmara de Vila-Franca de Xira, Dra. Maria da Luz Rosinha e pelo Sr. Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Dr. José Vieira da Silva. Nessa sessão a obra foi apontada como exemplo a seguir, não só pela qualidade arquitetónica, mas também pelo cumprimento do orçamento inicialmente previsto.

Share on facebook
Share on linkedin