Projetos de arquitetura
Projetos de arquitetura

Palacete Borralho - Conversão e reabilitação

Cuba - Beja

A proposta de intervenção incide sobre um conjunto edificado localizado em Cuba, Beja, que faz parte de uma lista de património a classificar como valor concelhio. O lote localiza-se em área classificada como zona antiga (Za) e em zona especial de protecção ao Património Classificado (Z.E.P.), dada a sua proximidade à igreja de São Vicente.

O referido conjunto encontra-se implantado num lote com cerca de 952,5 m2, de forma aproximadamente rectangular.A intervenção associada ao conjunto edificado será realizada em duas fases distintas, prevendo-se numa segunda fase a criação de um pequeno núcleo museológico implantado no edifício do palacete, subordinado ao tema do conhecimento da vida, da obra e da época em que viveu José Joaquim da Palma Borralho.

A primeira fase incide na reabilitação do edifício do armazém, jardim e anexos que serão objecto de adaptação, sem contudo se alterar a imagem e a coerência deste conjunto histórico. Estes edifícios, que de certo modo fazem já parte da memória e da história colectiva dos habitantes do concelho, passarão também a funcionar ao serviço da comunidade, quer em actividades de extensão do próprio museu, quer em actividades sociais e culturais autónomas.

O edifício do armazém passará a contar com um centro de fisioterapia e reabilitação no piso térreo e um espaço de acolhimento de actividades culturais e sociais, no piso superior. O jardim e suas pequenas edificações irão apoiar as funções decorrentes dos dois edifícios principais, trazendo para o município um novo espaço exterior de características muito próprias, associado a actividades de cariz social e cultural.