Projetos de arquitetura
Projetos de arquitetura

Hotel Belorizonte - Ampliação

Santa Maria - Ilha do Sal - Cabo Verde

O complexo turístico do Hotel Belorizonte, construído nos anos 30, foi uma das estruturas turísticas pioneiras, edificadas na Praia de Santa Maria, na Ilha do Sal. O edifício que constitui a sua ampliação visou introduzir novas tipologias que permitissem proporcionar maior conforto e modernidade aos clientes. A ampliação conta assim com espaço de recepção, bar, auditório e 60 quartos, distribuídos por dois pisos.

Implantado em L, remata os limites norte e nascente do complexo, confrontando directamente a avenida principal que liga todos os hoteis da praia de Santa Maria. O acesso ao edifício destaca-se do corpo dos quartos através de um volume cilíndrico semi-transparente realizado em réguas de madeira baquelizada. Os quartos, viram-se para o interior do complexo em cota ligeiramente elevada sobre os espaços jardinados. Para o exterior orientam-se os corredores ao longo dos quais se tem vista para a paisagem.

A concepção do edifício tomou em consideração a utilização de sistemas solares passivos, desenvolvendo-se um desenho de cobertura, solta do edifício, para controlo natural das temperaturas no seu interior. Também houve a preocupação de integração do edifício no local através do recurso a revestimentos de fachada característicos da ilha.

Detalhe da entrada do hotel
Recepção do hotel
Corredor de acesso aos quartos
Varandas dos quartos do hotel
Caminho no exterior do corpo ampliado do hotel
Fachada da ampliação do hotel