Projetos de arquitetura
Projetos de arquitetura

Parque Tecnológico das Gaeiras

Gaeiras - Óbidos

O concurso lançado pela Obitec visava a concepção dos dois edifícios centrais do Parque Tecnológico de Óbidos, a implantar numa área central com aproximadamente 19.100 m2. Para além do projecto de arquitectura o concurso incluía também o projecto de arquitectura paisagista. No seu conjunto, os dois edifícios que albergam áreas de comércio e restauração, escritórios, auditório, laboratórios, áreas de gestão e administração, entre outras, correspondem a cerca de 4066 m2 de área bruta de construção e 2048 m2 de áreas de estacionamento.

Estavam estabelecidas várias condicionantes fortes à partida: Obrigatoriedade de cumprimento rigoroso das áreas pré-definidas para cada espaço; regras volumétricas bastante estritas, constantes do regulamento do loteamento; um programa bastante complexo integrando funções muito variadas e fortes imposições a nível da sustentabilidade do edifício.

A solução proposta assenta em três pontos essenciais:

  1. Implantação dos dois edifícios em função de uma malha interna (circular) distinta da que gera as geometrias do loteamento embora em continuidade com aquela.
  2. Eleição do ponto de intercepção dos eixos de acesso ao lote como ponto central da área de intervenção equidistante da envolvente imediata e simbolicamente gerador deste novo sistema geométrico.
  3. Implantação de edifícios excepcionais no contexto em que se inserem, desenvolvidos com recurso a uma linguagem formal autónoma e auto suficiente que os remete para uma dimensão simbólica e relacional apenas à escala do próprio parque e da sua envolvente mais ampla.

"A solução é muito explícita relativamente à compatibilização dos edifícios e espaços exteriores com a topografia do terreno.

A proposta apresenta soluções concretas, inovadoras e integradas que permitem atingir os objectivos de sustentabilidade definidos.

Os pressupostos denotam uma preocupação na sustentabilidade dos materiais e na eficiência na utilização dos recursos naturais."

(relatório do júri do concurso)


Ficha Técnica

Arquitectura: Concepsys

Arq. Paisagista: João Ceregeiro

Especialidades: 2H + EPO